O curso de Engenharia Elétrica da UFCG apresenta uma formação generalista. Isto significa que o profissional recebe uma base ampla de conhecimentos, permitindo que ele atue em diversas áreas dentro das engenharias.
Adicionalmente, o curso possibilita ao estudante optar por uma formação específica dentro da própria Engenharia Elétrica, as quais denominamos de Trilhas de Formação do Egresso. A seguir são apresentadas as competências associadas às diferentes trilhas de formação que são ofertadas no curso.
Trilha: Energia
Compreender, implantar e operar sistemas de energia elétrica; entender e explicar conceitos fundamentais e do estado da arte referente à área de conversão energética; formular e pesquisar sobre o desenvolvimento de novas técnicas de conversão energética e tecnologias disponíveis na literatura; compreender, projetar, implantar e operar instalações elétricas, redes de distribuição e redes de transmissão de energia elétrica; compreender, projetar, implantar e operar sistemas de armazenamento de energia elétrica; compreender e atuar na gestão, comercialização, mercado e regulação de energia elétrica; compreender, desenvolver e implantar medidas de eficiência e qualidade da energia elétrica, compreender, desenvolver, projetar e implantar soluções na proteção de sistemas elétricos.
Trilha: Sistemas Elétricos
Desenvolver modelos básicos e utilizar técnicas e ferramentas para análise de sistemas elétricos; modelar e simular os elementos básicos e interações entre as partes constituintes de um sistema elétrico; avaliar o projeto e desempenho do sistema elétrico por meio de ferramentas de simulação e modelagem; descobrir, entender e explicar conceitos fundamentais e do estado da arte referente à área de estudos sistêmicos dos fenômenos que ocorrem no sistema elétrico; formular e pesquisar sobre o desenvolvimento de novas técnicas de análise de sistemas elétricos utilizando de forma apropriada as mais recentes ferramentas, técnicas e tecnologias disponíveis na literatura; compreender, projetar, implantar e operar redes de distribuição e redes de transmissão de energia elétrica; compreender e atuar na gestão, comercialização, mercado e regulação de energia elétrica; compreender, desenvolver, projetar e implantar soluções para a proteção de sistemas elétricos.
Trilha: Engenharia de Alta Tensão e Subsistemas
Conhecer, modelar e simular o desempenho de materiais e equipamentos elétricos; formular e pesquisar sobre o desenvolvimento de novos materiais elétricos utilizando de forma apropriada as mais recentes ferramentas, técnicas e tecnologias disponíveis na literatura; planejar experimentos e ensaios em alta tensão, aplicar técnicas estatísticas e de tratamento de dados em ensaios de equipamentos e sistemas de alta tensão; compreender, projetar, implantar e operar subestações e sistemas de aterramento elétrico; desenvolver e implantar técnicas de gestão de ativos.
Trilha: Redes Inteligentes
Compreender, avaliar, projetar, aplicar e operar dispositivos eletrônicos inteligentes aplicados em sistemas de energia; compreender, avaliar, projetar, implantar e operar sistemas de medição, proteção e, controle e comunicação em sistemas de energia; com comunicação; formular e pesquisar sobre o desenvolvimento de novas técnicas de análise de redes e sistemas inteligentes utilizando de forma apropriada as mais recentes ferramentas, técnicas e tecnologias disponíveis na literatura; aplicar técnicas estatísticas e de tratamento de dados obtidos em redes elétricas inteligentes; compreender os princípios de tecnologia da informação.
Trilha: Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas
Conhecer as máquinas elétricas síncronas e assíncronas, monofásicas, polifásicas, clássicas (máquina de indução) e modernas (máquina síncrona a ímã permanente, máquina CC brushless, máquina de relutância variável, máquina síncrona de relutância assistida e outras). Conhecer os respectivos princípios de operação e modelos matemáticos. Conhecer os métodos de controle de corrente, conjugado, velocidade e posição, aplicáveis às máquinas elétricas clássicas e modernas. Desenvolver estratégias de controle novas ou híbridas a partir das estratégias clássicas e calcular parâmetros dos controladores a partir dos parâmetros elétricos e mecânicos das máquinas e seus modelos. Determinar os recursos de instrumentação (sensores, circuitos de condicionamento de sinais, filtros, atuadores etc.) necessários para o acionamento das máquinas, com ou sem controle em malha fechada. Desenvolver simulações das máquinas. Desenvolver simulações dos sistemas de acionamento. Implementar controladores em sistemas embarcados. Conhecer a operação de conversores CA/CC/CA usados em acionamento de máquinas elétricas.
Trilha: Controle de Sistemas e Processos Industriais
Dominar princípios, projetar e desenvolver sistemas distribuídos para automação; conhecer os princípios básicos de redes de computadores; conhecer, projetar e integrar redes industriais com e sem fio; projetar e configurar redes de sensores e atuadores; desenvolver sistemas de instrumentação eletrônica e controle industriais; desenvolver e programar sistemas em tempo real; projetar sistemas de banco de dados; Utilizar técnicas e ferramentas de engenharia de software para controle e automação; desenvolver e programar sistemas em tempo real; programar sistemas utilizando RTOS;
Trilha: Sistemas de Comunicações
Conhecer os princípios fundamentais que regem os sistemas de comunicação. Projetar, analisar e otimizar sistemas de comunicação. Modelar e simular o comportamento dos elementos básicos que compõem os sistemas de comunicação, bem como a interação entre eles e outros sistemas. Identificar e contextualizar aspectos da engenharia de sistemas de comunicações, tais como tecnologias, questões econômicas, segurança da informação, regulações, ética e meio ambiente. Integrar algoritmos e técnicas de processamento de sinais em sistemas.
Trilha: Eletromagnetismo Aplicado
Projetar, analisar, modelar, simular, otimizar e desenvolver sistemas e redes ópticas de comunicação. Projetar, analisar, modelar, simular, efetuar medições e otimizar dispositivos, circuitos e sistemas de radiofrequência e micro-ondas.
Trilha: Sistemas Eletrônicos
Especificar e desenvolver sistemas eletrônicos de baixa, média e alta complexidade; modelar e simular o comportamento dos elementos básicos e interações entre as partes constituintes de um sistema eletrônico; Projetar circuitos eletrônicos de alta precisão, baixo consumo e/ou baixo ruído; Avaliar o projeto de um sistema eletrônico através de ferramentas de simulação e modelagem; Validar, testar e depurar sistemas eletrônicos de baixa, média e alta complexidade. Descobrir, entender e explicar conceitos fundamentais e do estado da arte referente à área de eletrônica; Formular e pesquisar sobre o desenvolvimento de novos sistemas eletrônicos utilizando de forma apropriada as mais recentes ferramentas, técnicas e tecnologias disponíveis na literatura.
Trilha: Sistemas Embarcados
Especificar e desenvolver sistemas embarcados de baixa, média e alta complexidade, incluindo sistemas distribuídos, considerando sua integração com sensores e atuadores; especificar e desenvolver sistemas embarcados de tempo real; modelar e simular o comportamento dos elementos básicos e interações entre as partes constituintes de um sistema embarcado, considerando requisitos funcionais e não-funcionais; Avaliar o projeto de um sistema embarcado através de ferramentas de simulação e modelagem; Validar, testar e depurar sistemas embarcados de baixa, média e alta complexidade. Descobrir, entender e explicar conceitos fundamentais e do estado da arte referente à área de sistemas embarcados; Formular e pesquisar sobre o desenvolvimento de novos sistemas embarcados utilizando de forma apropriada as mais recentes ferramentas, técnicas e tecnologias disponíveis na literatura.